O QUE É O AMADEE-20?

O projeto AMADEE-20 consiste na simulação de uma missão de campo a Marte que decorreu no deserto de Negev, em Israel. Este local foi escolhido por ser análogo ao que se espera encontrar em Marte – daí o nome de missão análoga. A expedição foi dirigida por um Centro de Apoio à Missão sediado na Áustria.

A missão teve como Comandante o português João Lousada e começou no dia 4 de outubro de 2021, em plena Semana Mundial do Espaço. João Lousada liderou uma tripulação de campo que contou com mais 5 astronautas análogos altamente treinados. Juntos, realizaram mais de 20 experiências científicas com o objetivo de preparar futuras missões de exploração humana e robótica em Marte.

A expedição terminou no dia 31 de outubro. Durante estas 4 semanas, os astronautas estiveram isolados do resto do mundo na sua base no deserto. Houve apoio no local mas não tiveram contacto direto com a tripulação. Esta missão contou com o apoio de 200 investigadores e teve mais de 25 países envolvidos.

A missão análoga AMADEE-20 é o resultado de uma colaboração do Fórum Espacial Austríaco ( OeWF ) com a Agência Espacial Israelita ( ISA ) e o Centro de Investigação Espacial análogo israelita D-MARS ( Desert Mars Analog Ramon Station ).

Período da missão: 4-31 outubro, 2021

Localização do terreno análogo de Marte: Deserto de Negev, Israel 

VER VÍDEOS WEBINAR RECURSOS EDUCATIVOS

COLABORAÇÃO COM AS ESCOLAS

No âmbito das celebrações da Semana Mundial do Espaço , o ESERO Portugal desafiou professores e alunos de vários níveis de escolaridade de algumas escolas para fazerem um trabalho sobre uma das experiências que serão realizadas pela tripulação do AMADEE-20. Os vídeos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula foram partilhados semanalmente nesta página.

Paralelamente, ao longo destas quatro semanas, partilhámos os diários de bordo gravados pela tripulação do AMADEE-20 . Publicámos também vídeos de alguns investigadores envolvidos neste projeto.

No final da missão, o ESERO Portugal organizou ainda um webinar sobre o projeto que contou com a participação de João Lousada. O evento foi aberto a todos .

ASTRONAUTAS ANÁLOGOS · AMADEE-20 

Os astronautas análogos selecionados são peritos altamente qualificados que foram formados pelo Fórum Espacial Austríaco. O comandante desta tripulação internacional foi o engenheiro aeroespacial português João Lousada, um astronauta analógico experiente que já participou em duas missões a Marte: na Áustria (2015) e Omã (2018).

O Fórum Espacial Austríaco escolheu estes peritos do seu grupo internacional de 13 profissionais. Atualmente, esta é a única organização a nível mundial a realizar esta desafiante e altamente especializada formação de astronautas análogos.

João Lousada

Portugal | Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional, paraquedista certificado e mergulhador

Iñigo Muñoz-Elorza

Espanha | Gestor de Formação no Centro de Controlo Galileo, paraquedista certificado, piloto de parapente e mergulhador

Anika Mehlis

Alemanha | Microbiologia, Engenharia para Tecnologia Ambiental e Reciclagem, mergulhadora de águas abertas

Alon Tenzer

Israel | Matemática, Informática e Ciências da Aviação

Thomas Wijnen

Países Baixos | Matemática, Física e Astronomia, licença de mergulho e paraquedas

Robert Wild

Áustria | Físico, socorrista e mergulhador em circuito aberto (nível avançado)

VÍDEOS

DIÁRIO DE BORDO DA MISSÃO

Exclusivo! Acompanhe a missão aqui.

 

Fase de preparação e montagem

4 - 10 Outubro 2021

Gernot Groemer, Diretor do Fórum Espacial Austríaco e um dos líderes da missão AMADEE-20, mostra-nos como decorreram as montagens da base 'marciana' no deserto de Negev, em Israel.

Apresentação

Cratera de Makhtesh Ramon

Os primeiros 'marcianos'

Rover Mercator (nome dado em homenagem a Gehrard Mercator, o primeiro cartógrafo)

Comunicações com a 'Terra'

Apresentação das equipas

8 - 10 Outubro 2021

Sophie Gruber, da Equipa Líder do AMADEE-20

Dominik Rabl, Oficial de Dados Científicos do Centro de Apoio à Missão

Seda Oezdmir, Líder da Equipa de Apoio Científico Remoto

Jessica Corujeira, Investigadora Principal da experiência MEROP

Lara Watermann, Universidade de Bremen, Projeto INTERTEAM

Annabelle Miehlitz, Psicóloga Espacial do Centro de Apoio à Missão

Primeiro dia de isolamento

11 Outubro 2021

O Comandante João Lousada e a sua missão no habitat

Reinhart Tlustos, Diretor de Voo e Sala de Controlo de Voo

Vídeos do Comandante João Lousada

Bem-vindos ao habitat!

Colete StemRad de protecção à radiação

Dia de Atividades Extraveiculares (EVA)

Fato térmico e exame médico

Testes com o ExoEsqueleto

Fato espacial Aouda - Parte 1

Fato espacial Aouda - Parte 2

Saída para o EVA

Caminhando em "Marte"

Regresso ao habitat

CIÊNCIA VIVA

Mensagens de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, desejando à tripulação da AMADEE-20 uma viagem segura e felicitando-os pela sua missão análoga a Marte!

ESCOLAS

 

Várias escolas do país foram convidadas a apresentar os seus projetos e a partilhar os trabalhos realizados em sala de aula sobre uma das experiências do AMADEE-20:

VÍDEOS e RELATÓRIOS

 

APRESENTAÇÃO das EQUIPAS

Seis equipas escolares participaram neste projecto: AEROSCAN (de Moimenta da Beira), Just Ordinary Students Experimenting ( J.O.S.E. ; de São Julião da Barra), Projecto Mars GEOS (Meleças), AEROSCAN (Vialonga), SHARE (Algueirão) e MOOVE (Vialonga)

AEROSCAN (Moimenta)

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

Professor Paulo Sanches

Alunos do 12.º B

J. O. S. E. (Just Ordinary Students Experimenting)

Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Professora Cristina Pinho

Alunos do Clube de Ciências do 10.º, 11.º e 12.º ano

Projeto Marte GEOS

Colégio Vasco da Gama, Meleças (Sintra)

Professores: Ondina Espírito Santo, Catarina Vilelas Costa e Francisco Gomes

Alunos do 9.º ano

AEROSCAN (Vialonga)

Escola Básica e Secundária de Vialonga

Professora Helena Paixão

Alunos do 8.º B

SHARE

Escola Mestre Domingos Saraiva do Agrupamento de Escolas do Algueirão

Professora Vera Leonardo

Alunos do 9.º B

MOOVE

Escola Básica e Secundária de Vialonga

Professora Cátia Santos

Alunos do 6.º A

4 Outubro 2021

PRIMEIRA SEMANA

AEROSCAN (Moimenta)

Foguetões rumo a Marte!  (em breve)

J. O. S. E.

Construção do modelo de um braço robótico e de uma luva em 3D que será utilizada para controlar o braço robótico.      ( cliquem na imagem para verem o relatório em inglês )

Projeto Marte GEOS

Proposta de estudo da formação rochosa de Marte para melhor compreender o seu passado.

AEROSCAN (Vialonga)

Simulação da observação do solo de Marte a partir de uma sonda em órbita.

SHARE

Como comunicar com robots? Conclusões obtidas a partir de experiências realizadas em sala de aula.

MOOVE

Como é viver na ISS? Como se comporta a água no Espaço? Como comem e bebem os astronautas?

11 Outubro 2021

SEGUNDA SEMANA

AEROSCAN (Moimenta)

Em busca de um terreno análogo a Marte em Moimenta da Beira a partir do Centro de Controle da sala de aula.

J. O. S. E.

Em busca de patrocínios e apoios. Participação no FIC.A — Festival Internacional de Ciência.  ( cliquem na imagem para verem o relatório em inglês )

Projeto Marte GEOS

Estudo de amostras de rochas terrestres para melhor compreender as rochas marcianas. Estudo da evolução do campo magnético de Marte ao longo do tempo.

AEROSCAN (Vialonga)

Simulação do trajeto de um rover para explorar a superfície de Marte.

SHARE

Teste de visão periférica, rotação e lateralidade dos astronautas com os olhos vendados (por favor ver a galeria de fotos mais abaixo) .

MOOVE

O que comem e bebem os astronautas na ISS? (continuação)

18 Outubro 2021

TERCEIRA SEMANA

AEROSCAN (Moimenta)

Preparativos para o trabalho no terreno.

J. O. S. E.

Visita ao Instituto de Sistemas e Robótica, em Lisboa. Conferência online com a Dra. Jessica Corujeira, da experiência MEROP (More Effective Remote Operation of Planetary ground robots , utilizando interfaces multimodais).

Projeto Marte GEOS

Estudo do fato espacial Z2, tendo em conta as características do clima de Marte.

AEROSCAN (Vialonga)

Conclusões: Prós e contras da utilização de um satélite, de um drone ou de um rover.

SHARE

Estudo e decifração de códigos de comunicação e conclusões finais. (por favor ver a galeria de fotos mais abaixo)

MOOVE

Como funciona o nosso aparelho digestivo no Espaço? Como são as casas-de-banho?

25 Outubro 2021

QUARTA SEMANA

AEROSCAN (Moimenta)

Simulação do resgate de um astronauta análogo em Marte. Conclusões e agradecimentos.

J. O. S. E.

Construção do braço robótico e inserção dos respetivos motores e sensores. Será ainda publicado um último vídeo com os resultados finais do projeto.

MOOVE

Conclusões!

2 Novembro 2021

GALERIA

Fotos tiradas pelas equipas durante a realização dos seus projectos escolares em sala de aula.

Equipa SHARE

Segunda semana:  Astronauta vendada 1.

Segunda semana : Astronauta vendada 2.

Terceira semana : Códigos de comunicação (por favor clique na imagem para ver as fotos) .

RELATÓRIO DA MISSÃO e NOTAS FINAIS

The AMADEE-20 Mission Report

Publicado a 8 de Janeiro de 2022. Inclui: Descrição da missão, diários de bordo, experiências científicas, relatórios dos media, fotografias e referências às atividades educativas e de divulgação do ESERO PT.

Comunicado sobre Missões Análogas a Marte

Objetivos científicos e tecnológicos das missões análogas a Marte e apresentação do Fórum Espacial Austríaco. 

Trailer final da Missão AMADEE-20

Alguns dos melhores momentos da missão AMADEE-20, que resulta de uma colaboração entre o Fórum Espacial Austríaco, a Agência Espacial Israelita e 25 países. Portugal foi um deles.

WEBINAR

Evento ONLINE e PRESENCIAL

 

O Webinar com João Lousada, Comandante da Missão AMADEE-20, decorreu no dia 6 de Abril de 2022, às 10h30. O evento teve a duração aproximada de 2 horas e contou com a participação exclusiva, remota e presencial, das equipas que aceitaram o desafio que o ESERO PT lançou às escolas.

João Lousada contou aos participantes o que significou para si esta experiência, tanto a nível pessoal como profissional. Os presentes tiveram a oportunidade de ver várias fotografias e vídeos exclusivos da missão. No final, João Lousada disponibilizou-se a responder a todas as perguntas dos alunos.

A sessão foi transmitida em direto nos nossos canais de YouTube e Facebook.

SOBRE A MISSÃO

Objetivos do AMADEE-20

 

A missão AMADEE-20 é uma excelente oportunidade para:

  • Testar equipamentos através da utilização simultânea de instrumentos com a presença de humanos (através de dois simuladores de fatos espaciais de alta fidelidade, sistema portátil, etc.);
  • O desenvolvimento de plataformas para deteção de vida ou geociência, ferramentas de apoio robótico para missões humanas com o objetivo de atingir um elevado grau de consciencialização comum para as equipas de apoio remoto;
  • O estudo do análogo como região modelo para os seus homólogos;
  • Aumentar a visibilidade das ciências planetárias e da exploração humana;
  • Aumentar o know-how de gestão de uma missão humana a Marte, através da concepção de  um modelo realista que dê apoio às missões.

 

Sobre o Fórum Espacial Austríaco (OeWF)  

O Fórum Espacial Austríaco (OeWF) é uma das principais instituições mundiais dedicadas à condução de missões análogas a Marte, abrindo assim o caminho para a futura exploração humana do Planeta Vermelho. O OeWF tem como objetivo mobilizar líderes de opinião, políticos e meios de comunicação social para divulgar a investigação de alto nível austríaca. Esta instituição também contribui significativamente para inspirar gerações mais novas para percursos académicos e profissionais nas áreas da ciência, tecnologia e engenharia.

 

O que é a Investigação/trabalho Análogo? 

"A investigação análoga é concebida para testar conceitos, procedimentos de trabalho e equipamentos. O objetivo é encontrar os pontos fracos da simulação para que a missão real possa ser realizada da forma mais segura possível", diz o Dr. Gernot Grömer, Diretor Administrativo do Fórum Espacial Austríaco e continua, "o objetivo da simulação de uma missão a Marte na Terra é a preparação para as futuras missões tripuladas no Planeta Vermelho. O OeWF é um dos cinco grupos de investigação que desenvolveu um protótipo de fato espacial que é usado pelos astronautas análogos durante a missão".

RECURSOS e ATIVIDADES EDUCATIVAS

Vejam mais recursos do ESERO PT aqui .

 

Astronautas análogos procuram-se! Em 2019, o OeWF abriu candidaturas para jovens com idades ≥ 15 anos para o AMADEE-20 Junior Researchers Program

Consulte este documento para perceber como os alunos poderão concorrer a uma missão análoga. Em breve será anunciada uma nova missão, estejam atentos!

 

Em 2019, no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da chegada do Homem à Lua, vários alunos com idades compreendidas entre 10 e 14 anos realizaram missões espaciais no Pavilhão do Conhecimento, onde foi recriado o ambiente lunar.

Visite a página desta iniciativa aqui e não perca o vídeo!

 

Em 2021, o ESERO PT realizou a 1.ª edição do Acampamento Lunar numa Escola Secundária, para alunos com idades entre 12 e 15 anos. Clique aqui para ver o vídeo comentado.

Os docentes aprenderam a organizar esta iniciativa para a poderem recriar ou adaptar mais tarde com outras turmas ou mesmo em outras escolas.

 

O Moon Camp é um projeto escolar da ESA e da Airbus Foundation que desafia os alunos a planear e a construir uma base lunar em 3D.

Aqui pode encontrar recursos para as suas 3 categorias: Discovery (< 19 anos; vertente não-competitiva), Explorers (< 14 anos; competitiva) e Pioneers (15 - 19 anos; competitiva).

 

Vem treinar como um Astronauta! A Missão X é um projeto educativo da ESA e da Agência Espacial do Reino Unido. Consulte a página que criámos para si, no papel de coordenadores nacionais.

As suas atividades são concebidas para as aulas de Educação Física e de Ciências e mostram a importância de aliar o exercício físico a uma alimentação saudável. Para alunos dos 8 aos 12 anos.

 

O Astro Pi é um projeto escolar que dá aos alunos a possibilidade de executarem um programa da sua autoria nos computadores que se encontram a bordo da ISS! Saibam mais aqui e vejam o vídeo de boas-vindas do astronauta Matthias Maurer.

O desafio tem duas categorias com diferentes níveis de dificuldade e todos os alunos com idades ≤ 19 anos podem participar em ambas.

 

O Paxi foi a Marte! O que descobriu? Não percas duas das suas aventuras, Os marcianos existem? e Segredos do Planeta Vermelho

O Paxi é a simpática mascote da ESA Education e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. As animações são dobradas em Português. Todos os episódios podem ser vistos aqui .

A ISS é o maior laboratório construído por humanos que existe fora da Terra. Como é que os astronautas se alimentam no Espaço? Será que podem comer tudo?

Neste vídeo a astronauta Samantha Cristoforetti prepara um dos seus pratos preferidos: frango com arroz vermelho e curcuma. Alguns alunos tiveram a oportunidade de provar esta refeição no Pavilhão do Conhecimento, após uma vídeo-chamada para o Espaço com 'AstroSam' !